O que é psicopedagogia?
Descubra o que faz uma psicopedagoga e como ela pode contribuir no ensino.
O que é psicopedagogia?
Embora seja uma profissão que surgiu no século XX, ouvimos falar muito pouco sobre essa profissão. A psicopedagogia é a combinação de estudos e conhecimento da pedagogia e da psicologia.O psicopedagogo é um profissional que atua na área de pedagogia, relacionada ao ensino, e também tem sua formação na área de psicologia, buscando entender e solucionar dificuldades de aprendizado.
O seu principal objetivo é estudar o comportamento humano e os fatores psicológicos que ocorrem durante o processo de aprendizagem e problemas que o indivíduo tem ou possa vir a desenvolver no nessa fase de sua vida.
Os problemas abordados nesse processo são tanto cognitivos, como ambientais, perceptivos e principalmente psicológicos.
De forma mais objetiva, a psicopedagogia é voltada para além de identificar problemas de aprendizagem como já mencionamos, sejam em crianças, adolescentes e adultos, ela trabalha também para prevenir futuras dificuldades na aprendizagem.
É com a psicopedagogia também que é possível capacitar e reabilitar as pessoas com dificuldades, identificar os motivos, prevenir e orientar professores e também pais, tirando dúvidas a respeito da dificuldade de aprendizagem e como lidar e trabalhar com isso.
Quais as funções de uma psicopedagoga?
De forma clara e objetiva, a função de uma psicopedagoga é orientar e motivar as pessoas durante o processo de aprendizagem. Além de ser capacitada para identificar quaisquer problemas já existentes e que possam vir a surgir e com isso agir para solucioná-los, visando o objetivo educacional daquela pessoa.
Falando da psicopedagoga dentro do ambiente escolar, ela busca avaliar questões socio afetivas, raciocínio lógico, cognitivo, leitura, escrita e também as questões psicológicas que podem atrapalhar a pessoa de forma significativa.
E para que todo esse trabalho seja realizado dentro do ambiente escolar, esse profissional irá coletar informações por meio de entrevistas com pais, responsáveis, parentes próximos e até mesmo os professores. Deste modo, ele conseguirá tratar cada pessoa de forma particular e focar nas questões que mais precisam de atenção em um primeiro momento.
Quando procurar um psicopedagogo?
É preciso ficar atento aos sinais que a criança, adolescente e até mesmo o adulto apresenta no processo de aprendizagem. O fato é que esse processo é influenciado por diversos fatores, como ambientais, emocionais, cognitivos e afetivos, ou seja, questões externas e principalmente internas.
Por isso, entre tantos sinais que são apresentados, alguns deles mais comuns e fáceis de identificar são:
• Distração;
• Hiperatividade;
• Dificuldade na pronúncia;
• Desinteresse;
• Dificuldade de concentração;
• Dificuldades de desenvolvimento na leitura e na escrita;
• Desinteresse em ir à escola;
A presença desses sinais quer dizer que algo não está legal e providências precisam ser tomadas, afinal, essa dificuldade de aprendizagem não interfere apenas ali no momento dos estudos, ela pode causar maiores problemas no futuro.Buscar a ajuda de um psicopedagogo é extremamente importante para solucionar as questões que atrapalham e impedem o desenvolvimento e aprendizagem daquele indivíduo. Quanto antes a ajuda desse profissional for solicitada, mais rápido o retorno positivo virá.
Heliane R. Faria
Psicóloga CRP 08/11188
Psicopedagoga
Terapeuta ABA e DENVER
Praça Ipiranga, 271 Centro Pastoral Nossa Senhora das Graças - Sarandi – PR
Av. Brasil, 164 Jd. Independência – Sarandi - PR
WhatsApp 44 99103-8547
- Hits: 38